Ministério apresenta plano para licitar Malha Sul em três lotes e não renovar com a Rumo Logística

Ministério apresenta plano para licitar Malha Sul em três lotes e não renovar com a Rumo Logística

Foto Ministério dos Transportes, Reprodução

Mapa divulgado pelo ministério prevê a licitação da concessão das ferrovias da Região Sul em três trechos separados. E não mais em uma concessão apenas, como é hoje com a Rumo.

O Ministério dos Transportes apresentou nesta terça (25) a Política Nacional de Concessões Ferroviárias, que prevê as concessões de ferrovias e rodovias em todo o país, com investimentos bilionários. Na lista, está o plano que prevê a licitação da Malha Sul e a não renovação com a Rumo Logística, mantendo a ideia inicial de fatiar a concessão da Região Sul em três lotes. Desses, dois passam por Santa Maria e região. Um que ligará o norte do Estado ao porto de Rio Grande, e outro trecho que fará a interligação ferroviária entre São Paulo e Argentina por meio de Uruguaiana. O terceiro trecho seria uma ligação entre os portos de Paranaguá (PR) e de São Francisco do Sul (SC).


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na apresentação feita à imprensa, consta a previsão de publicação dos editais dos leilões de concessão desses três trechos em setembro de 2026, com a realização do leilão em dezembro do ano que vem. Porém, na coletiva à imprensa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que ainda não há confirmação total da realização desses leilões. É que o próprio ministério havia informado que estão sendo concluídos estudos de viabilidade econômica dessas ferrovias pela estatal Infra e que seguiam negociações com a Rumo Logística para possível renovação do atual contrato de concessão, que vence em 2027.

 
– A Malha Sul está dividida em verde, amarelo e roxo (no mapa acima), numa divisão que não está ainda 100% estruturada, mas está em fase final de estudo. E a gente acredita que, com algum recorte, ela pode ter viabilidade em trechos, alguns até sem aporte (de verba pública), outros com aportes pequenos, se for segregada – afirmou.


Ministério admite estudo para novo leilão e dividir ferrovias da Região Sul em três trechos

“Tem que ser em uma área central”, sugere vereador de Porto Alegre ao propor estátua do coronel Ustra em Santa Maria

 
A preocupação de especialistas no setor e de entidades como o Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul é que, com o fatiamento da Malha Sul em três trechos, não haja interesse em alguma empresa assumir as ferrovias aqui no Estado, deixando mais trechos desativados. Atualmente, só está em operação a estrada de ferro ligando Cruz Alta-Santa Maria-Cacequi-Rio Grande, com poucos trens por semana. E há incertezas quanto à reconstrução dos trechos destruídos pelas enchentes de 2024: Porto Alegre-Santa Maria, Porto Alegre-Santa Catarina e Porto Alegre-Passo Fundo.

Retirada de trilhos em Restinga Sêca

Para agravar a situação já dramática, a Rumo começou a retirar trilhos de linhas desativadas em Santa Tereza, na Serra Gaúcha, para levar para usar em Santa Catarina e Paraná. E agora, segundo o Sindifergs, estão sendo retirados trilhos aqui em Restinga Sêca para serem levados para os outros Estados. O Ministério Público Federal está averiguando a situação e pedindo explicações, e cogita pedir na Justiça que essa destruição das ferrovias seja interrompida pela Rumo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

De novo, Ministério dos Transportes prevê pedágios para as BRs 158, 392 e 290 Anterior

De novo, Ministério dos Transportes prevê pedágios para as BRs 158, 392 e 290

4 mil aposentados de Santa Maria receberam devolução do INSS Próximo

4 mil aposentados de Santa Maria receberam devolução do INSS

Deni Zolin